O Instituto Cultural Babá Toloji está em constante atividade cultural. Os projetos apresentados abaixo visam proporcionar aperfeiçoamentos operacionais, realização de eventos e cumprimento dos objetivos estatutários.

| Cultura Negra e Cidadania |

| Infraestrutura Museológica |

| Pesquisa e Organização de Acervo |

| Catálogo do Acervo |

 

 

 

Cultura Negra e Cidadania

 

Curso dirigido aos professores da Rede Municipal/Estadual de ensino de Campinas e aos demais interessados, cujo conteúdo abordará aspectos da cultura negra e sua relação com nossa formação cidadã.

No Brasil, historicamente não se verificou um sistema polarizado de classificação racial entretanto, no cotidiano verificamos inúmeros "mal entendidos", suscitados a partir do conflito entre brancos e negros por igualdades de direitos, respeito mútuo e acesso aos bens socialmente produzidos.

Concluí-se que uma das razões da manutenção deste tipo de comportamento se dá em conseqüência da desinformação sobre os variados aspectos da cultura negra: religião, saúde, música e a nossa própria história responsável pela identidade da nação brasileira. É tentando contribuir para que este quadro de ignorância se atenue que o Instituto está em fase de estruturação e captação de recursos para a realização do curso que será desenvolvido através de módulos temáticos

Envie-nos um E-MAIL solicitando o programa completo do curso.

voltar

 

 

Infraestrutura Museológica

 

O Instituto Cultural Babá Toloji possui uma grandiosa coleção de peças representativas da Cultura Afro. Apesar de dispor de amplo espaço destinado à exposição, ainda carece de infraestrutura que suporte exposições temáticas e possibilite instrumentos de conservação preventiva de seu acervo.

Este projeto contempla aquisição de expositores, módulos de exposição itinerante, "aquários", estantes, suportes, arquivos, vitrines, iluminação, etc.

voltar

 

 

 

Pesquisa e Organização do acervo

 

As quase 1.500 peças do acervo do Instituto Cultural Babá Toloji ainda não dispõem de metodologia museológica de identificação e tombamento. O projeto de pesquisa e organização irá reunir profissionais em museologia, arquivologia e antropologia para catalogar as peças, criar sistemas de inclusão e pesquisa informatizada, rotinas operacionais de acervo e serviços museológicos, etc.

Com a organização concluída será possível aumentar a demanda por pesquisa em cultura afro, oriundas não só da região de Campinas mas em todo o mundo a partir da disponibilização do resultado via Internet.

voltar

 

 

 

Catálogo do Acervo

 

Também fruto da organização do acervo, o Catálogo será instrumento importante de divulgação e disseminação da cultura afro e exclusividades do Instituto Cultural Babá Toloji. Tal publicação será rica em ilustrações, fotografias, textos científicos, informações técnicas e história.

Os exemplares serão distribuídos para as principais bibliotecas, organizações de cultura afro, embaixadas, etc.

voltar