| Objetivos |

| Exposição Permanente |

| Exposição Itinerante |

| Visitação Monitorada |

| Pesquisa Bibliográfica e oral |

| Cursos, Seminários e Oficinas Artísticas |

| Boletim Mensal |

 

 

OBJETIVOS

O Instituto Cultural Babá Toloji quer:

  1. Preservar a memória histórica dos registros Afro-Brasileiros
  2. Incentivar o conhecimento e apreciação da Arte Africana nos seus vários segmentos
  3. Viabilizar estudos e pesquisas voltados para a Cultura Afro através de acervo próprio e intercâmbio com outras instituições
  4. Produzir música, vídeos, publicações, exposições, etc., que possam ser consumidos pela comunidade em geral.

Para isso, o Instituto já dispõe de uma série de serviços, apresentados abaixo, e está e fase de estruturação de projetos culturais (vide a página "Projetos").

voltar

 

 

Exposição Permanente

Em seu amplo salão, localizado à Rua Mario Bassani, 154 - Jd. São Vicente - Campinas - SP, estão expostas obras artísticas inspiradas na cultura afro e peças históricas utilizadas em rituais religiosos. O acervo é composto por quadros, livros e, sobretudo, esculturas. Ao todo são quase 1.500 peças representativas da riqueza cultural africana e afro-brasileira.

As visitas deverão ser agendadas pelo telefone (19) 3276-5687 ou E-MAIL: toloji@toloji.org.br

voltar

 

 

Exposição Itinerante

Peças selecionadas e representativas da cultura afro estão disponíveis para serem expostas em outros espaços culturais e eventos. Este serviço objetiva melhorar o acesso de visitantes de outras cidades brasileiras à cultura afro através da presença física do acervo do Instituto. A exposição é acompanhada de um folheto informativo apresentando aspectos históricos e técnicos.

O solicitante de tal serviço deverá custear apenas os itens de transporte, segurança e expositores. Para agendar a exposição é necessário enviar uma correspondência identificando o evento, local, instituição e responsável para Rua Mario Bassani, 154 - Jd. São Vicente - Campinas - CEP.: 13045-540, ou pelo E-MAIL: toloji@toloji.org.br.

voltar

 

 

Visitação Monitorada

Especificamente para grupo de visitantes, estudantes, pesquisadores e autoridades, poderá ser solicitada a monitoria de um especialista no acervo. A visita percorrerá as peças e seus históricos, lendas, utilidades, origem e técnicas artísticas.

Ao término poderá ser solicitada a formação de uma roda de discussão cujo monitor estará respondendo e opinando sobre questões de cultura afro. Agendar pelo telefone ou E-MAIL.

voltar

 

 

Pesquisa Bibliográfica e Oral

Estudantes universitários, de ensino fundamental e médio e demais interessados, poderão ter acesso aos livros sobre cultura afro e, também, fazerem entrevistas com a equipe do Instituto. Especificamente a entrevista será guiada pelo Sr. Toloji, Presidente do Instituto e artista especialista em esculturas afro.

Nesta ocasião será dado aos pesquisadores um guia contendo as principais fontes de pesquisa em cultura afro (bibliotecas, internet, pesquisadores, universidades, etc.).

voltar

 

 

Cursos, Seminários e Oficinas Artísticas

Regularmente o Instituto promove eventos culturais e educacionais relativos a Cultura Afro. Para receber com antecedência as informações dos próximos eventos, cadastre-se em nosso banco de dados clicando aqui, ou vá para a página principal e clique em "Boletim".

Também existe o serviço de vinculação de outros eventos culturais afins em forma de parceria entre o Instituto e outras organizações e pessoas. Por exemplo, um professor poderá solicitar o espaço para realizar cursos, associações montarem exposições temporárias, empresas realizarem seminários, etc.

Maiores informações pelo telefone e E-MAIL.

voltar

 

 

Boletim Mensal

Este serviço está disponível, gratuitamente para todos os visitantes desta página e demais pessoas que tenham acesso à Internet. O Boletim é periódico e trará informações sobre eventos do Instituto e demais organizações afro-culturais, artigos, fotos, histórias e outras contribuições para a arte afro e afro-brasileira.

Para recebe-lo mensalmente via E-MAIL basta cadastrar-se através de formulário próprio, clicando aqui, ou retornando para a página principal e clicando em "Boletim". Futuros visitantes desta página poderão ter o mesmo serviço, basta você fornecer-lhes nosso endereço eletrônico: www.toloji.org.br.

voltar